quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fraudes bancárias pela Internet chegam a 2.4 mil por dia, diz PF

Eaí pessoal,

Os números de fraudes bancárias ainda são assustadores, isto nos faz refletir em como nós ainda estamos desprotegidos na internet.

Sabemos que existem diversos Firewalls nos sites dos bancos, e por isso nos sentimos confortáveis para efetuar nossas transações pela internet, entretanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é o nosso suado dinheiro. Chequem regularmente seus estratos, troquem regularmente a senha e evitem o uso de computadores de terceiros para transação bancária.

Segue matéria sobre fraudes bancárias, no final tem um link de uma entrevista com o chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.

Nova metodologia no combate aos crimes virtuais busca identificar quadrilhas e reduzir crimes na internet

O Tentáculos, em conjunto com o projeto Oráculo, tentará, em 2011, identificar fraudadores e programadores que agindo em sintonia são responsáveis por invasões de computadores pessoais que, em seguida, se transformam em fraudes contra os bancos. Com os projetos, acredita Sobral, o número de crimes deve ser reduzido num breve espaço de tempo.

O número é pequeno – cerca de 0,01% - no universo das transações financeiras virtuais, que está na casa de 10 bilhões ao ano, mas considerado grande do ponto de vista da prática criminal. Em 2010, devido ao projeto Tentáculos, que agrupa diversas ações criminosas num único inquérito e racionaliza as investigações, o número de operações saltou de duas (2009) para oito, com a prisão de 137 pessoas.

Em entrevista, o delegado também fala sobre a necessidade de se discutir a legislação existente no Brasil contra os crimes virtuais. Segundo ele, caso um réu primário seja pego furtando R$ 20 milhões de um banco através da internet, não há como enviá-lo à cadeia. Veja abaixo os principais trechos da entrevista: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário!