terça-feira, 3 de maio de 2011

Hacker ético

Existem diferenças entre os chamados Hackers e os Crackers, sendo os Crackers conhecidos como pessoas maliciosas, que utilizam de seu conhecimento e curiosidade para tirar proveito para si mesmo. E os Hackers apenas pessoas com curiosidade em adiquirir conhecimento.

Tendo em vista essas caracterísitcas o mercado de trabalho abriu portas para um novo profissional, o Hacker ético. O mercado reconhece o profissional rotulado como Hacker Ético pelo número de palestras que profere, pelo número de artigos que publica, cursos que ministra e pela quantidade de certificações obtidas.

Existem equipes de Hackers Éticos nas instituições financeiras para testar a segurança dos recursos implantados no ambiente computacional do banco e na tecnologia de internet banking. Essas equipes são formadas por três ou mais profissionais, que buscam constantemente o ataque ao próprio sistema, fazendo que os meios de acesso falhos na segurança sejam assim corrigidos, garantindo uma maior integridade do sistema.


Todos os testes são gerenciados pelos profissionais responsáveis pelo sistema “alvo”. Isso ocorre porque um dos objetivos dos testes é verificar se o recurso que o banco tornou disponível atende às leis, normas e boas práticas do mercado financeiro. Participam dos testes profissionais do departamento jurídico, recursos humanos, relações institucionais, marketing, tecnologia da informação, qualidade, etc.

O Hacker Ético irá avaliar a conformidade com a política de segurança, identificando ameaças e vulnerabilidades desconhecidas para a organização. O objetivo é minimizar o risco de crackers acessarem as informações confidencias da sua empresa.

Fonte: IDG Now

Um comentário:

  1. A atividade de hacker ético está muito em alta no mercado. As empresas brasileiras ainda tem muito o que melhorar em termos de segurança e por isso esse profissional tem sido muito procurado.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário!