sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alguns truques para um download seguro.

Saiba que é possível baixar vídeos da internet sem correr riscos e executar programas em áreas "seguras" do seu PC.

Vai baixar um vídeo da web? Recomendamos que faça isso somente depois de ler este artigo. Ele ensina como fazer isso sem correr riscos e ainda traz dicas para compartilhar e transferir vídeos no PC.

O problema: Eu baixo muitos programas gratuitos, mas tenho medo de ser contaminado por um adware. O que fazer?

A solução: Em primeiro lugar, arme suas defesas (firewall, antivírus e antispyware). Depois, adicione uma proteção extra, como Cyberhawk Basic, que diferentemente dos outros softwares que procuram assinaturas, bloqueia qualquer comportamento suspeito que surja.

Como o Cyberhawk não é bem executado em todos os computadores, é melhor ter mais alternativas, como algum aplicativo que execute os programas (browser, e-mail e messenger) numa sandbox (“caixa de areia”).

O Greenborder Pro com SafeFiles coloca uma borda em torno do browser e deixa os arquivos baixados numa pasta especial. Desta maneira, o usuário pode executá-los numa sessão protegida. Apesar de não ser muito barato (30 dólares por ano), há uma versão teste gratuita, válida por 15 dias.

Ou então experimente o Sandboxie, uma ferramenta gratuita (embora complicada) que põe os downloads em quarentena junto com suas rotinas de instalação até que você decida se eles são ou não perigosos.

Um aviso: experimente cada programa separadamente.

O problema: Faço muitos downloads, mas não gosto de ter que fazer um por um.

A solução: Você precisa de um gerenciador de downloads. O FlashGet é uma boa opção gratuita. Clique num link para iniciar o download ou simplesmente copie o link no clipboard que o FlashGet faz o download. Ou ainda: arraste vários links na área flutuante do programa - a configuração padrão pode baixar até dez arquivos simultaneamente e encerra a transferência se ocorrer algum problema, como o PC travar ou a conexão cair. Para o Firefox, use o FlashGot.

Dica: Já aconteceu de você visitar um site cheio de imagens e vídeos e desejar ter todos eles no seu PC? Então esqueça os gerenciadores de download; o que você precisa é o HTTrack Website Copier, que salva o site inteiro no seu HD.

O problema: Existe alguma forma eficaz de baixar vídeos do YouTube ou Google Vídeo?

A solução: muitos sites contêm vídeos streaming em flash e para baixá-los você deve usar ferramentas web como o VideoDownload.com. Ele possui um link que você pode adicionar à barra de ferramentas de seu browser para fazer downloads de vídeo mais facilmente.

Se o caso for o de baixar vários vídeos, faça download do TubeMe. Para assistir aos arquivos, use o VLC ou FLV Player – ou converta os vídeos em arquivos AVI no site conversor Online FLV Converter.


Por Steve Bass, da PC WORLD (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário!