terça-feira, 16 de novembro de 2010

Qual é o melhor antivírus grátis?

Esta pergunta sempre está na cabeça de quem é usuário de computadores conectados a internet ou não, por isso estamos divulgando aqui um comparativo realizado no laboratório de INFOLAB pertencente à INFO Online - Copyright © 2010, Editora Abril S.A. onde foram colocados no laboratório os cinco antivírus mais baixados do Downloads INFO – AVG 9 Free, Avast 5 Free, BitDefender Free 2010, Microsoft Security Essentials e Avira AntiVir Free 10 – para competir contra um pacotão com cerca de 3.200 malware. Os resultados estão a seguir:

Empatados em 1º lugar o Avast 5 Free e o AVG 9 Free Antivírus, em 2 º BitDefender Free 2010, em 3º Avira AntiVir Free 2010 e em 4º Microsoft Security Essentials.

1º - Avast 5 FreeO Avast 5 Free oferece: proteção contra vírus, rootkit e malware que infectam o Windows via redes P2P, e-mail, websites com scripts maliciosas e mensageiros instantâneos. Ele também limpa os anexos dos e-mails. E fica devendo: um firewall e proteção contra spam. Conclusão: o Avast leva o primeiro lugar deste teste não em razão do desempenho. Mas, principalmente, por causa dos recursos oferecidos. Outro bom motivo é o conjunto de proteção contra ameaças vindas das redes P2P e rede de mensageiros instantâneos. A nova interface também contribui para o bom momento do programa.

1º - AVG 9 Free Antivirus O AVG 9 Free oferece: proteção contra vírus de e-mail, avisos contra site maliciosos e defesa contra phishing.E fica devendo: firewall, proteção contra rootkit, contra roubo de identidade e anti-spam. O suporte, vale dizer, é só via fórum.Conclusão: o programa não divide o primeiro lugar sem motivos. Ele é bastante rápido para identificar e apagar os vírus. Apesar do resultado inferior na identificação de vírus de arquivos, o AVG, no momento, é o mais forte para identificar as ameaças vindas da web – considerada, hoje, uma das principais causas de vírus no PC.

2º - BitDefender Free 2010 O BitDefender Free Antivirus 2010 oferece: proteção básica contra vírus. Tem ainda varredura programada e customização de interface. Também tem um eficiente sistema de quarentena. O bacana é o relatório de ameaças identificadas.E fica devendo: proteção contra rootkit e sistemas de anti-spam, antispyware e defesa contra vírus vindos de redes P2P e mensageiros instantâneos.Conclusão: o antivírus é uma boa indicação caso o usuário seja paciente e tenha um PC com configuração avançada. Mas o usuário também deve saber que ele foi ineficiente nos testes contra spyware. E um spyware pode resultar em dados roubados.

3º - Avira AntiVir Free 2010 O Avira oferece: proteção contra vírus, vermes e cavalos de troia, além de defesa contra discadores, rootkits ocultos, spyware e adware. E fica devendo: proteção contra sites maliciosos, anti-spam e firewall, além de proteção contra vírus de e-mail.Conclusão: apesar de muito intuitiva e simples de usar, a interface do Avira precisa evoluir. Este é o principal ponto negativo da atual versão do antivírus. Em contrapartida, ele é um dos poucos software de segurança do mercado preparados especificamente para rodar em netbooks. Apesar da posição no teste, pode ser considerado uma boa opção de proteção.

4° - Microsoft Security EssentialsOferece: proteção básica contra vírus e spyware. E nada mais. Fica devendo: defesa contra phishing e malware vindos de redes P2P e de mensageiros instantâneos.Conclusão: no teste do INFOLAB, o MSE foi o programa mais fraco. Contudo, se o usuário ativar, no Windows, o Smart Screen Filter do Internet Explorer e o Firewall, o antivírus se torna uma solução completa de segurança.

Veja o comparativo na integra em: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/qual-e-o-melhor-antivirus-gratis-02062010-19.shl

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário!